≡ Menu

[Informativo] O passo a passo de uma venda

O passo a passo de uma venda

 

Para quem é profissional de venda, tenho um comunicado muito importante pra fazer sobre um mega evento que acontecerá nos dias 14 e 15 de Maio de 2013.

Se você quer aumentar suas vendas, aconselho fortemente que preste atenção a esse comunicado.

Mas antes, falarei um pouco sobre o raio X das vendas e como elas acontecem passo a passo.

Minha área de experiência maior é com negócios online e com marketing de rede, mas é muito importante entendermos a psicologia das vendas, visto que todos nós vendemos alguma coisa, nem que seja o nosso tempo a troco de um salário.

O passo a passo de uma venda

Com um mercado cada vez mais competitivo, quem não buscar entender melhor os passos para uma venda bem sucedida estará frito.

Passo 1 – Preparação

Quem se prepara melhor tem um desempenho infinitamente melhor do que quem é relaxado. Funciona mais ou menos como nos esportes. É impossível ficar entre os primeiros colocados sem uma preparação adequada, traçar planos e metas e transformá-las em pequenas tarefas diárias.

Passo 2 – Prospecção

A prospecção é um dos passos mais importantes para o profissional de vendas, seja ela relacionada com vendas online ou offline. Prospectar é procurar encontrar pessoas que possam se interessar pelo que você tem a oferecer. Não adianta sair dando tiro para todos os lados. Nos meios offline, você pode encontrar pessoas nos clubes, sindicados, fazer anúncios em jornais, revistas, etc. No mercado online, as redes sociais são a bola da vez. O Facebook, por exemplo, é uma mina de ouro para encontrar compradores em potencial para seu produto ou serviço.

Passo 3 – Abordagem

Muita gente erra nesse passo porque fica ansiosa e com medo de estragar tudo. É na abordagem que você deverá procurar conhecer melhor o seu potencial cliente e tentar solucionar os problemas que ele tem. Se você focar em ajudar as pessoas e não apenas em vender, estará no caminho certo.

Passo 4 – Descobrir o que seu cliente precisa

Ao invés de falar feito um louco sobre os benefícios dos seus produtos ou serviços, faça o contrário. Faça perguntas. São elas que vão mostrar a você a real necessidade do seu cliente. Quem faz as perguntas, domina o diálogo. Tenha a certeza de que você é quem está no controle da situação e não a outra pessoa.

Passo 5 – Mostre o seu valor

É preciso entender uma coisa muito importante: Preço não significa necessariamente valor. Foque no seu valor e não no preço. Cada vez mais o consumidor tem tido preferência por serviços e produtos de qualidade e não necessariamente o que tenha preços baixos. Mostre a ele as vantagens de optar por fechar a venda com você.

Passo 6 – Negociação

Já se prepare nessa fase para as objeções, porque certamente haverá. Mas isso não significa que o cliente não tem interesse no que você está oferecendo. Normalmente, a objeção é um interesse disfarçado. Se o cliente está querendo tirar dúvidas e colocando obstáculos, provavelmente ele tem interesse, mas somente ainda não está seguro o bastante. Portanto, responda às objeções de forma clara e objetiva e lance novas perguntas para ajudar a outra pessoa a ter mais confiança em sua decisão.

Passo 7 – Fechamento

Você vai encontrar vários artigos e “fórmulas” secretas de fechamento por ai. Mas na realidade, não existem regras nessa hora. Cada cliente é um caso especial. Cada necessidade é diferente da outra. Portanto, você terá de usar o seu feeling e bom senso para realizar o fechamento da venda. Depois de ter feitos as perguntas que achar necessárias, respondido às objeções e demonstrado o seu valor, seja direto e faça o fechamento.

Passo 8 – Pós venda

Outro passo que muita gente erra e a maioria nem sabe de sua importância. Realizar uma venda é apenas o começo. Uma tarefa ainda mais importante é fazer um bom pós venda. Dar ao seu cliente uma boa experiência, fazendo com que ele compre muitas outras vezes e ainda indique você, seus produtos e seus serviços para muitas outras pessoas. Esteja sempre disponível, mantenha contato e faça coisas que o diferenciem da concorrência.

Se você seguir esses passos todos, será um profissional de destaque e vai elevar seu negócio para níveis ainda maiores.

Gostou?

Então olha só o comunicado que tenho pra dar a você…

Nos dias dias 14 e 15 de Maio de 2013 acontecerá um evento imperdível: o Circuito VendaMais Aguativa.

Esse evento será realizado em Cornélio Procópio – PR no Aguativa Golf Resort.

O objetivo desse evento é aprimorar o conhecimento dos profissionais de venda.

O palestrante será Raúl Candeloro, que é administrador de empresas com MBA pela Babson College dos EUA.

O mais legal é que você, leitor do Sucesso Agora, poderá ganhar um ingresso no evento e também um ebook exclusivo ao participar do circuito cultural Venda mais com o Aguativa!

Para participar é muito simples. Basta acessar o site http://www.aguativa.com.br/vendamais e no final da página deixar seus dados e também uma dica de vendas sua.

Não é legal?

Então corra, visite a página e deixe lá a sua dica para concorrer.

Estarei na torcida por você.

Um grande abraço e muito sucesso!

Concurso Cultural

 

Se você gostou desse artigo, por favor clique nos botões ao lado para compartilhar. Se quiser, deixe um comentário e inscreva-se em minha lista para receber meus emails com dicas e novos artigos.

Sobre Tiago Simões

Trabalho com marketing há mais de 10 anos e adoro as novas tecnologias. Se você quer aprender a ganhar dinheiro de verdade, inscreva-se no meu curso gratuito clicando aqui e pare de correr atrás de soluções mágicas que só fazem com que você perca tempo e dinheiro. Você aprenderá a ganhar muito dinheiro trabalhando com internet marketing, marketing de rede e programas de afiliados.

Quer aprender a ganhar dinheiro online? Clique no banner abaixo:

Conheça a Empower Network

About the author: Trabalho com marketing há mais de 10 anos e adoro as novas tecnologias. Se você quer aprender a ganhar dinheiro de verdade, inscreva-se no meu curso gratuito clicando aqui e pare de correr atrás de soluções mágicas que só fazem com que você perca tempo e dinheiro. Você aprenderá a ganhar muito dinheiro trabalhando com internet marketing, marketing de rede e programas de afiliados.

{ 1 comment… add one }

  • Se formos pensar racionalmente a palavra VENDAS não é nenhum bicho de 7 cabeças. Ninguem gosta de vender nada, mas todos adoram comprar. Por esta razao o vendedor sempre terá muitas oportunidades.

Deixe seu comentário