≡ Menu

Como Ser um Bom Líder?

Como Ser um Bom Líder?

Muitas pessoas pensam que os líderes já nascem líderes, enquanto outras acham que eles se tornam líderes através de suas experiências.
Sinceramente não sei responder a esta pergunta. Há pessoas que realmente, desde crianças, demonstram uma capacidade de liderança visível através de suas brincadeiras com os colegas de escola ou da rua.
Porém, tenho a absoluta certeza de que algumas características de liderança podem ser aprendidas, assim como alguns hábitos.

O que é a liderança?

A liderança nada mais é do que a capacidade de uma pessoa influenciar a outra.
Um líder lidera seus negócios do seu jeito e também assume toda a responsabilidade pelos eventos em sua vida.  Lidera dando o exemplo, mostrando às pessoas como as coisas devem ser feitas.
Uma pessoa pode estar no comando de um negócio e mesmo assim, não ser um líder.
Ser um chefe, não é a mesma coisa que ser um líder. O chefe pode fazer com que as pessoas cumpram suas obrigações através do medo e do dinheiro, enquanto o verdadeiro líder motiva a todos, fazendo com que trabalhem com prazer.
As pessoas escolhem seus líderes inconscientemente, observam seu comportamento, determinam se seus propósitos são nobres, ou se apenas usam sua autoridade em benefício próprio.
Então, para que você seja um grande líder, você tem de ser ético e estar preocupado com as pessoas que lhe cercam.

O líder  deve se preocupar em fazer um ótimo trabalho, ajudar os outros, e não apenas olhar para a recompensa financeira.

As pessoas que querem ser lideradas por alguém, geralmente procuram os seguintes atributos:

1. O líder tem de ser ético.

2. O líder deve demonstrar que sabe o que está fazendo e fazer as outras pessoas acreditarem que ele sabe o caminho para atingir os objetivos do grupo.

É muito comum se acreditar que qualquer pessoa pode ser um líder nos dias de hoje. Muitos se auto proclamam líderes  mas, muitas vezes, faltam os atributos necessários em suas vidas.
Se você quer ser um ótimo líder, tem de adquirir os atributos que eu mencionei, exatamente na mesma ordem.
Uma pessoa pode até conhecer o caminho para a conquista dos objetivos, mas se a ela faltar caráter e ética, não irá muito longe.
Se eu tiver de escolher apenas uma das características  como a mais importante, eu escolheria a ética. Todo o resto vem em decorrência deste atributo.
Portanto, lidere dando o exemplo, influencie as pessoas e seja ético em todas as suas ações.

Cadastre-se gratuitamente clicando no banner abaixo para receber as informações da Empower Network e aprender a ter um negócio online de grande sucesso:ganhe dinheiro com a empower network

Agora, aqui vai uma dica. Se você quer ser um líder de sucesso e ainda por cima participar de um negócio de grande respeito, sugiro que conheça a Empower Network, que é um dos negócios que faço parte.

Para receber informações sobre a Empower Network, é muito simples, basta digitar seu email logo abaixo e entenderá o motivo de tantas pessoas estarem ganhando dinheiro pela internet e também aprendendo a serem melhores líderes:

Já para receber meu curso gratuito de internet marketing cadastre-se aqui: www.sucessoagora.com

Um grande abraço e muito sucesso a todos,

Tiago C. Simões

Se você gostou desse artigo, por favor clique nos botões ao lado para compartilhar. Se quiser, deixe um comentário e inscreva-se em minha lista para receber meus emails com dicas e novos artigos.

Sobre Tiago Simões

Trabalho com marketing há mais de 10 anos e adoro as novas tecnologias. Se você quer aprender a ganhar dinheiro de verdade, inscreva-se no meu curso gratuito clicando aqui e pare de correr atrás de soluções mágicas que só fazem com que você perca tempo e dinheiro. Você aprenderá a ganhar muito dinheiro trabalhando com internet marketing, marketing de rede e programas de afiliados.

Quer aprender a ganhar dinheiro online? Clique no banner abaixo:

Conheça a Empower Network

About the author: Trabalho com marketing há mais de 10 anos e adoro as novas tecnologias. Se você quer aprender a ganhar dinheiro de verdade, inscreva-se no meu curso gratuito clicando aqui e pare de correr atrás de soluções mágicas que só fazem com que você perca tempo e dinheiro. Você aprenderá a ganhar muito dinheiro trabalhando com internet marketing, marketing de rede e programas de afiliados.

{ 90 comments… add one }

  • Rogério Gurgel

    É isso aí Tiago, muita gente confunde estes papéis, um bom exemplo do que vc explicou é o livro o Monge e o Executivo. Chega de militarismo, de Assédio Moral, os tempos são outros, é preciso ouvir e entender os liderados, liderar pelo servir, liderar pelos próprios exemplos.

    Parabéns pelo bom artigo.

    Agraços

    Gurgel
    TWITER: RVSGURGEL

  • Tiago C. Simoes

    Olá Rogério.
    Realmente, o livro “O Monge e o Executivo” deveria ser leitura obrigatória para todas as pessoas que querem realmente ser líderes de qualidade.
    Não devemos nunca confundir liderança com autoritarismo.
    Um grande abraço e muito obrigado pelo comentário.

  • om certeza Tiago, há uma diferença muito grande entre o lider e um chefe, principalmente que para ser chefe basta ser o dono ou estar em uma posição hierarquica superior, mas para ser lider tem que ter mente aberta, saber lidar com pessoas, conquistar sua confiança e não é para qualquer um que queira apenas estar acima das outras pessoas.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Eder,
    Obrigado pelo comentário.
    Concordo com você. O problema é que muitas pessoas que são donas ou chefes se acham líderes, coisa que muitas vezes não é verdade. Quem sofre com isso são os empregados e, claro, a própria empresa.
    Um grande abraço e volte sempre :-)

  • A questão fundamental passa pela diferença entre hard power, imposto pela coação e soft power, obtido pela persuasão.
    Pelo hard power as pessoas dão o mínimo para não serem repreendidas, pelo soft power, pela inspiração as pessoas dão o tudo o que têm. Abraços.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Paulo,
    Obrigado pela contribuição.
    É exatamente isso. Se as pessoas fazem as coisas por causa do medo, o rendimento é sempre prejudicado.
    Porém, se o líder consegue criar sinergia dentro do grupo, as metas são alcançadas, e todos saem felizes.
    O problema é mudar a cabeça de muitos que se julgam líderes.
    Um grande abraço.

  • Lilian Teixeira

    Excelente visão! Sempre fui vista como líder, mas sinceramente ñ acreditava nisto, por q sempre agi assim c/a maior naturalidade e agora lendo e percebendo pela sua visão vou tentar usar esse meu dom de forma mais direcionada em prol dos outros e meu próprio, abraços

  • sandro alencar

    Fiquei surpreso pelo artigo, mto interessante, gostaria de agregar que apesar de ser “não mto correto” nem sempre a etica é o melhor caminho para um lider. Primeiro porque a etica e algo relativo e assim sendo definir correto e errado será definido pelo lider,apesar de termos os padroes comuns de etica predefinidos, sempre ha diferenças, pore exemplo: quando um chefe ja tentou de todas as tecnicas para incentivar uma produção ele pode apelar para amizade individual, dizendo que sera despedido caso nao consiga produzir mais. apesar de ser anti etico, é uma tecnica de ultima instancia…outra coisa que gostaria de adicionar é que sim, um lider deve fazer um excelente trabalho e ser exemplo, mas deve aceitar que é um humano normal que a falha é algo que pode estar presente, por isso é mais importante não ser o melhor mas cercar´-se dos melhores e estes (porque uma mente pensa melhor que duas) serão capazes de encontrar um erro antes mesmo que os liderados…
    mais uma vez, mto bem colocadas suas palavras
    abraco

  • Tiago C. Simoes

    Olá Sandro,
    Muito obrigado por seu comentário.
    Sua visão contribuiu ainda mais para o artigo.
    Realmente muitas pessoas confundem a a questão da liderança. Como você bem colocou, por trás do líder, há uma figura humana que também é falha.
    Um grande abraço,

  • Alex Tavares

    Olá, gostaria de saudar por esse artigo.
    Trabalho em uma empresa de vendas, porem no meu PDV, já passaram cerca de 4 colegas que não conseguiram se adaptar as “normas” do Supervisor de vendas. Eu, particularmente, não gosto do jeito que ele conduz a equipe, sempre com ameaças de DEMISSÃO se caso o vendedor não atingir a meta.
    Sinceramente, as metas estabelecidas são atingíveis, mas, por vendedore experientes e que conhecem bem o produto. sendo assim, acredito que o meu lider(supervisor) é um verdadeiro “Ditador”

  • Tiago C. Simoes

    Olá Alex,
    Obrigado pela saudação.
    Realmente eu sei como você se sente em relação ao seu chefe. Isso é uma coisa muito normal e por isso fiz questão de escrever a respeito. Os tons de ameaça de demissão são típicos de pessoas descontroladas e que não têm segurança em suas próprias ações. Se ele desse o exemplo que mostrasse como atingir estas metas, seria algo diferente, mas pelo que me diz, não é o caso.
    Enfim, o mundo corporativo tem dessas coisas e é por isso que eu nunca entrei neste mundo. A solução para isso é o empreendedorismo. Se não estiver satisfeito com seu chefe, enfrente-o, mostre que é impossível atingir as metas por ele imposta. Procure fazê-lo entender. Lembre-se que ele é seu chefe, mas não é seu dono.
    Nunca deixe seu futuro nas mãos de outras pessoas. Assuma o controle de sua vida.
    Se precisar de conselhos, basta que me envie um e-mail que responderei com o maior prazer.
    Um grande abraço e boa sorte com a “fera”.

  • Andre H. da Costa

    oi. muito bom seu blog.
    Eu acabo de ser elevado ao cargo de supervisor de vendas em uma padaria.
    gostaria de receber dicas para conseguir me adaptar bem a funçao.conto com sua ajuda…valeu

  • Tiago C. Simoes

    Olá André,
    Primeiramente, parabéns por ter sido promovido.
    Fica complicado para eu dizer a você exatamente como se adaptar em uma nova função, visto que desconheço o modo de trabalho de sua empresa.
    Porém, uma dica que sempre dou, e isto serve para todas as funções, é que você procure adquirir o máximo de conhecimento possível sobre a sua função. Não somente as coisas básicas. Seja um especialista em todos os aspectos. Aprenda mais sobre os produtos e serviços que a padaria tem, buscando sempre aperfeiçoá-los.
    Espero ter ajudado.
    Um grande abraço e muito sucesso.

  • Deusa

    Olá!
    Eu sou sócia de um colega em uma empresa que presta serviços em execução de design de interiores, e sinceramente eu consigo ser normal com meus funcionários, os trato com respeito, sou solicita com os problemas deles, sou igual a eles, não sei mandar, gosto muito de pedir e isso dar muito certo. Porém, o meu sócio quer ser patrão e assim ele mesmo provoca clima baixo astral dentro da empresa e eu não estou conseguindo convencê-lo que ser humilde também é ser bacana, também é ser chique rsrsrs mas não tem jeito….ele quer ser respeitado como pagador de salários que ele é. Sinceramente tenho dúvidas de como resolver esta situação.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Deusa,
    Não há nenhum problema no fato de seu sócio querer ser patrão. Isso não tem de necessariamente significar que a pessoa deva ser um carrasco.
    Muito provavelmente ele tem a concepção retrógrada de que ser patrão significa obrigar as pessoas a fazerem o que ele quer, visto que ele paga seus salários.
    É um dos piores tipos de pensamentos para a produtividade.
    Seria muito bom ele ler O Monge e o Executivo para aprender sobre a liderança servidora.
    Não há uma fórmula para que você “resolva” a situação. Procure apenas mostrar a ele fatos que mostrem que há outras alternativas muito melhores para ele, para os funcionários e para a própria empresa.
    Conte com minha ajuda.
    Um grande abraço,

  • Furacao

    Como vai Tiago, eu trabalho a 3 anos numa agencia de viagens,fui promovido a supervisor,consigo influenciar meus colegas facilmente,dou-me bem com eles dou muitas sugestoes de resolucao de problemas,sou atencioso, mas sinto que falta alguma coisa para me sentir lider . . .
    Tens alguma dica de como melhorar minha lideranca ?
    Abraco ;-/

  • Tiago C. Simoes

    Olá Furacão.
    Pelo seu apelido, acho que você tem todas as características de um líder, não? :-)
    Eu acredito que você já seja um líder e ainda não percebeu isso.
    Um dos maiores conferencistas na área de liderança, John Maxwell, define um líder como uma pessoa que inflencia as outras.
    Se você diz que consegue influenciar seus colegas facilmente, então está mais do que provado que você é um líder.
    Continue influenciando positivamente as pessoas. Somente isso.
    Um grande abraço e muito sucesso.

  • geraldohenrique

    Se você já lidera verifique se produziste algum líder, caso sim você é um líder. Procure se aperfeiçoar, buscar, pesquisar…tenho três pequenas empresas e também lidero grupos na igreja. Sempre procuro me atualizar

  • Tiago C. Simoes

    Olá Geraldo,
    Muito boa a sua colocação. Realmente, uma das características de um líder é formar outros líderes, para que na sua ausência, outras pessoas possam assumir o seu lugar.
    Um grande abraço e muito obrigado por sua colaboração.

  • ayane

    Ola, sou uma lider da escola. Como posso lidar com os alunos?

  • Para quem está começando a descobrir que é uma lider e precisa de otímas referencias foi uma marcante leitura, apesar de já está por dentro de algumas coisas nunca é de mais aprender, quando li o livro o monge e o executivo ainda não sabia que era uma lider,e mesmo sem saber ja agia de tal forma e sei que nunca o que se deseja é tão fácil de fazer outras pessoas fazerem por você, por isso um bom lider tem que saber conquistar primeiro as pessoas e conhecê-los para depois conseguir influência-los.

    ABRAÇOS!Continue escrevendo para que possamos continuar lendo.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Ayane,
    Este assunto é bastante complicado, pois trata-se de lidar com pessoas.
    Não sei como é o contexto da sua sala de aula e de seus alunos, por isso fica difícil opinar.
    Contudo, creio que existe uma base geral que todas as pessoas que querem ser líderes devem seguir.
    Procure agir conforme ensinei neste artigo, pois não há como errar.
    Qualquer dúvida, mande-me um e-mail com mais informações.
    Um grande abraço e sucesso!

  • Tiago C. Simoes

    Olá Adjane,
    Muitíssimo obrigado pelo seu depoimento.
    Com toda certeza, contribuirá bastante com os leitores do blog.
    Estudar liderança é realmente um grande desafio, principalmente se buscamos realmente ajudar as pessoas e não simplesmente querer que as coisas sejam feitas à nossa maneira. É um constante aprendizado…
    Um grande abraço,

  • Francine

    Boa noite Thiago,
    Estou aprofundando-me na questão coordenar e liderar, pois em nova etapa da minha vida profissional, estão dando-me esta oportunidade. Com certeza o livro “O Monge e o Executivo” e muito mais a palestra que fui do James Hunter me ajudaram a abrir novos horizontes e melhorar meu relacionamento inter-pessoal. Gostaria de algumas dicas de onde procurar mais sobre estes assuntos, bem como dica de cursos e outros livros. Trabalho em uma empresa de prestação de serviços, onde o produto nada mais é do que “pessoas”. Díficil de lidar mas impossível ficar sem elas…..

  • Tiago C. Simoes

    Olá Francine,
    Muito obrigado pelo depoimento.
    Quem trabalha diretamente com pessoas, sabe muito bem como é um trabalho difícil. Ainda mais se é um trabalho de liderança. Como fazer para que as pessoas alcancem os melhores resultados e ainda assim se sintam felizes e motivadas? Descobrir a resposta para esta pergunta é de fundamental importância para qualquer líder de verdade.
    Um grande abraço e sucesso!

  • Ola Tiago,
    Muito prazer.
    Bom meu amigo,,já o considero assim.Trabalho em uma empresa prestadora de serviços com muita solidez no mercado.Apesar de esta iniciando agora na empresa (3 meses),já fui comunicado pelo nosso gerente sobre a possibilidade de uma promoção.Fiquei muito feliz é claro,pois as oportunidades hoje em dia são um tanto quanto raras.Principalmente quando,no meu caso por exemplo,sem uma formação escolar graduada e cercado de colegas com formações mais elevadas.Nunca tive medo de desafios, mas no entanto como bom observador que sou cheguei a conclusão de que pelo menos 2 (dois) colegas com os quais trabalho seguem uma linha muito diferente da minha.Onde o individualismo e o espirito de equipe deles deixam a desejar.Não estou julgando,muito menos rotulando-os, pois isso já foi comentado por outros colegas.Gostaria então que me desse algumas dicas de como lhe dar com isto pois a promoção esta a poucos dias para acontecer.Antes que eu me esqueça os dois também serão meus comandados.
    Desde já lhe agradeço.

    Um forte abraço!

  • Tiago C. Simoes

    Olá Luiz,
    Acredite, o prazer é todo meu.
    Muito obrigado pela confiança e pela amizade.
    Meu conselho é que, acima de tudo, você mantenha a ética e a postura profissional.
    Recentemente li uma reportagem que dizia que “Os mocinhos sempre vencem”. É completamente errada a idéia de que os bons sempre chegam por último.
    Você está convicto que está fazendo um bom trabalho? Preocupa-se verdadeiramente com seus valores e procura ajudar de coração as pessoas?
    Se as respostas forem sim, então fique despreocupado, porque no final, o caráter sempre vence.
    O mais importante é que tenha sua consciência tranquila e nunca faça nada que vá contra seus princípios.
    Um grande abraço e muito obrigado pelo comentário.

  • Ótima discussão. Após ter lido penso em Líder = Espécie em Extinção.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Leo,
    Não vejo como uma espécie em extinção, mas sim em adaptação.
    Você não concorda?
    Um abraço,

  • Adriana Moraes

    Olá Thiago, tudo bem?

    Li. os documentários e achei, uma tótima dica em supervisão, trabalhei em uma empresa, a três anos, no 1º ano foi promovida a ser coordenadora da equipe de vendas, só que eles me tratavam como se eu fosse como vendedora como eles e não aceitavam de maneira alguma eu ser supervisora deles, e como eu fazia tudo como, supervisionar e ser responssável pela empresa qd o diretor não estava, eles falaram coisas absurdas na hora de eu fazer a reunião, eu me sentia vazia por não está conseguindo dominar a situação, pedir para me mandar embora, mas o meu chefe não queria e foi até que um dia fui mandada embora sem se quer conseguir desligar o meu computador, onde dei o meu sangue e no final não deu em nada, hj eu sou cooordenadora de vendas e estou super feliz, preciso de sua dica para melhorar em minha função. um abraço e agradeço imensamente.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Adriana,
    Primeiramente, muito obrigado por compartilhar sua história conosco. Imagino como deve ser duro você se entregar a um projeto e não ter o mínimo de reconhecimento.
    É por esta razão que não incentivo as pessoas serem empregadas. Nesta condição, você nunca terá autonomia e a liberdade que merece.
    Eu sempre indico que as pessoas procurem olhar com carinho a possibilidade do empreendedorismo, principalmente através do marketing de rede.
    Mas, na sua atual condição, e dizendo que está feliz, minha dica é que você adquira conhecimentos de liderança. Um líder, além de tudo é uma pessoa que tem capacidade de fazer com que as pessoas façam coisas que elas normalmente não fariam. Estimule, incentive, elogie e dê exemplo em tudo aquilo que for fazer.
    Não fique muito preza a teorias. Comece a agir desta maneira e você verá que será muito mais produtiva e querida pelos seus subordinados.
    Um grande abraço e muito sucesso.

  • Fabio

    Olá Tiago,
    é um prazer poder estar respondendo seu artigo e além de tudo ser respondido.
    Trabalho como supervisor ja algum tempo e lendo o texto assima percebi que muitas das vezes pareco ser o chefe em vez do lider, tenho uma equipe com 19 promotores sendo resposnsável
    por uma região do Brasil e dois estados. Muitas vezes tento ajudar minha equipe de todas as maneiras, mas sinto que as vezes quando eu preciso cobrar alguem ou mesmo chamar atenção
    sou questionado, confesso que fico confuso paro para pensar mas vejo que tenho razão.
    Oque voce me aconcelharia a fazer com esse tipo de situação.!!??
    Grande abraço.

  • O Lider é o empreendedor!
    É o cara de visão, pro-ativo, esforçado, é o cara que procura enxergar com clareza
    os objetivos da organização e também o lado das pessoas.
    O lider é o cara que acredita que é possível, consegue influenciar positivamente as
    pessoas a cumprir metas e a crescer junto com a empresa.
    Concordo que algumas características vem de nascença, mas concordo também que a maior
    característica de um lider é desenvolvida, é adquirida através dos esforços, da dedicação, do compromisso, do desejo de mudar, de alcançar lugares maiores, de cooperar mais, e também do conhecimento . Porque estou falando isto, na maioria das vezes o lider é o primeiro a chegar na organização, e o ultimo a sair, é o cara que quando não sabe um serviço e / ou um assunto relacionado, profissional ou pessoal, ele dedica tempo para apreender e esse tempo muita das vezes é o tempo que as utras pessoas estão usando para dormir, divertir etc.

    gostei de participar.
    http://aleixoadm.blogspot.com/

    abraço.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Fábio,
    Muito obrigado pelo seu comentário, pois sua dúvida ajudará muitas pessoas.
    Vamos ser francos: A posição de líder não é fácil. Isto porque trabalhamos com pessoas, e cada um tem uma característica diferente.
    E é por isso que o líder tem um lugar de destaque, porque consegue realizar coisas que as outras pessoas não conseguem.
    A primeira coisa que o líder tem de ter é influência. Procure influenciar as pessoas de forma positiva, sempre dando o exemplo. Obviamente, você precisa ter resultados de sua equipe, mas nem por isso precisa ser um ditador.
    É normal que um líder seja questionado. Todos os grandes líderes do presente e do passado foram. Jesus foi crucificado, mesmo pregando uma mensagem de paz. Então, como você pode conseguir agradar a todo mundo?
    A resposta é que você não pode.
    Continue sendo amigo das pessoas, escutando as críticas, discutindo as melhores formas de realizar as tarefas com as pessoas e deixe que elas sintam que fazem parte de uma grande equipe, onde todos querem ganhar.
    Não é fácil, mas inteiramente possível.
    Um grande abraço a você também.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Marcos,
    Agradeço muitíssimo seu comentário, que abrilhantou nossa discussão.
    Concordo com você.
    Com toda certeza os leitores do Sucesso Agora se beneficiarão de suas colocações.
    Um grande abraço.

  • Eduardo Pontes

    Um bom líder deve ser também um gestor de pessoas.
    Saber lidar com seus “subordinados” é fundamental, sabendo o que e quando fazer.

    o texto está perfeito!

    Parabéns!

  • Tiago C. Simoes

    Olá Eduardo,
    Muito obrigado pelo comentário e por sua contribuição.
    O grande problema é que muitos líderes não têm a mínima idéia do que realmente significa gestão de pessoas, você não concorda? Acham que estão acima de qualquer coisa e que sua palavra deve ser lei.
    Este tipo de líder tem pouquíssimas chances de ter sucesso em nossos dias.
    Um grande abraço e muito sucesso.

  • ana carla

    oi amei esse conteudo
    elé irá me ajudar muito
    para conclusão de minha Metodologia Cientifica

    abraço

  • Tiago C. Simoes

    Olá Ana,
    Que bom que gostou do artigo.
    Boa sorte na sua conclusão de metodologia científica.
    Depois passe aqui pra contar como foi, tá bom?
    Um grande abraço.

  • José Reginaldo Bozzi

    Olá Tiago!
    Vejo que suas dicas estão ajudando muitas pessoas,preciso de ajuda também.Sou um construtor civil à mais de 25 anos .A demanda de trabalho está me cobrando mais pessoas para o trabalho.Vejo que isso será uma batalha, mas sei que não é impossível que isso se torna real.
    Mas agora é minha hora de agir como líder.Não sou umas das melhores pessoas ,mas precisarei de ser agora.preciso de suas experiências para me tornar um grande encarregado,experiência de trabalho eu tenho ,mas me falta essa experiência.Fico muito agradecido com as suas respostas de seus participantes,isso já me ajudou muito,mas sempre mais é muito bom em aprender.
    Um abraço grande à você.

  • Luis Alberto

    Sou Angolano da Africa subsariana e mais do q aprendizagem gostei imenso o seu blog porque a interacao constitui ja por si uma aula… Vi em muitos comentarios o livro “O Monge e o Executivo” e eu nao tenho nem so uma pista onde posso encontrar este livro. Sera q existe uma versao eletronica? Trabalho como supervisor Junior de uma Multinacional e q a empresa e’ realmente muiot exigente, e eu sinto-me ligado em muito das dicas q descreveste mais mesmo aiim eu estou com muita vontade de progredir, isto e’ aprender mais e mais sobre lideranca… Sinceiramente este site e’ aquilo q tenho estado a procurar!!! muito obrigado..

  • Tiago C. Simoes

    Olá José Reginaldo,
    Precisamos constantemente nos aperfeiçoar como líderes, se quisermos nos destacar no mundo atual. Acredito seriamente que a liderança pode ser aprendida por qualquer pessoa.
    Seja diligente, leia bons livros, participe de foruns de debates e leia biografias de grandes líderes. Tenho certeza que terá grande sucesso.
    Um grande abraço.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Luís Alberto,
    Saudações do Brasil.
    O Monge e o Executivo é um dos livros de liderança mais vendidos atualmente. Você o encontra em todas as lojas de venda de livros online como a Amazon por exemplo. Se quiser, pode também encomendar em alguma livraria de sua cidade.
    Muito obrigado pelo comentário.
    Desejo muito sucesso a você.

  • Anderson

    Olá Tiago
    Suas dicas são ótimas gostei muito, por isso, escrevo para contar meu caso e se possivel pedir o seu auxilio.
    A dois anos tive a oportunidade de ingressar na carreira logistica, só que comecei como porteiro, ( o que não tinha nada a ver) passei a confente de materiais, assistente de expedição e rápidamente a líder de expedição, o que pra mim foi uma grande surpresa pois a cada hora tinha que me escorar no gerente pra tomar minhas decisões; Agora consegui outro emprego já como encarregado de expedição, mesmo com a experiencia anterior, estou cheio de dúvidas de como seu um bom líder.

    Desde já agradeço e um forte abraço.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Anderson,
    Enviei um e-mail a você com minha opinião quanto suas questões de liderança.
    Espero que consiga realizar seus objetivos e seja um exemplo de líder.
    Se precisar de ajuda, basta me procurar.
    Um grande abraço.

  • Amanda

    Ola, Parabens pelo enorme sucesso.
    Gostaria de umas dicas de como ser lider , Acabei de entra em uma empresa e gostaria de me distacar e ser reconhecida so que nao sei como, gostaria de umas dicas , pois sou nome no ramo do emprego. Mais uma vez parabens pelo sucesso. Beiijos! Ate mais!

  • Tiago C. Simoes

    Olá Amanda,
    Muito obrigado pelos elogios e também pelo comentário.
    Creio que a melhor forma de você se destacar dentro de qualquer trabalho é suprindo as necessidades de outras pessoas. Esse é um dos papeis do líder, ao contrário do que muita gente pensa. Quanto mais pessoas você ajudar a resolver seus problemas, mais sucesso terá.
    É importante também que você leia livros relacionados à sua área de atuação e também sobre os grandes líderes de nossa história.
    Se precisar de qualquer ajuda é só me procurar.
    Um grande abraço.

  • Olhe Tiago quaero antes louvar o seu blog,estou a trabalhar no ramo de hotelaria em Mocambique e nao estou satisfeito com o meu salario oque faco.Trabalho a mais de 8 anos e julgo ser competente.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Yazalde,
    Obrigado pelos elogios.
    Se você não está satisfeito com seu salário, ou com qualquer coisa que não esteja lhe trazendo felicidade, procure alternativas. Lembre-se de que você pode mudar seu destino, desde que mude seu pensamento.
    No caso da questão salarial, meu conselho é que busque empreender em algum negócio, principalmente negócios baseados no marketing de rede, pois sei que é uma das melhores oportunidades de negócio para você ganhar dinheiro.
    Se precisar de qualquer ajuda, basta me procurar.
    Um grande abraço daqui do Brasil.

  • gilson alves dos santos

    Como faço para liderar, meu amigos?fui promovido na empresa que trabalho.
    Trabalhava de motorista,agora fiscal de transprote.os motorista são todos meus colegas.
    como faço para não magoar eles,mas tambem não deixar eles fougar, na minha costa.

  • josé francisco

    olá Tiago.
    gostei muito do seu blog.No meu caso,diferente dos demais,sou apenas um garoto procurando conhecimento nas demais arias.Me enterecei muito por seu artido,sou tambem um funcionário mais dentre ele sou um dos que se destaca,e sempre procuro mais conhecimento na minha aria,e sempre que tenho oportunidade procuro esperiencia em outro setores.e estou sempre a procura de mais esperiencia. Sei que estou fazendo o certo,conhecendo o local onde trabalho,mais acho que preciso de mais incentivo.
    Espero que tenha me entendido um grande abraço.

  • Tiago C. Simoes

    Olá José Francisco,
    Parabéns pela iniciativa de buscar conhecimento.
    Sem dúvida alguma, se aplicar o conhecimento adquirido, poderá atingir todos os objetivos.
    Abração pra você.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Gilson,
    Creio que se você aplicar as informações que partilhei nesse artigo, você já estará no caminho certo para ser um bom líder.
    Obviamente, procure se aprofundar, participar de seminários e ler livros sobre o assunto.
    Um grande abraço.

  • Dianine Martins

    Parabens pelo seu blog, agora vou acompanha – lo, é muito interessante. Trabalho na area de faturamento de uma grande empresa, e espero ser um lider ou ganhar mais força em meu trabalho e essas dicas ja fazem a diferença.

  • Tiago C. Simoes

    Olá Dianine,
    Que bom que gostou das dicas sobre liderança.
    Espero que elas possam realmente trazer benefícios duradouros a sua vida.
    Um grande abraço.

  • binho

    ola, boa noit,e gostei muito deseu o comentario sobre liderença

  • binho

    to predendo muito com esse comentario sobre liderenças to buscando ser um grande lider

  • carlos tiago lima

    Fui promovido a cerca de três meses ao cargo de lider de usinagem porem, venho sofrendo com a falta de compreensão de meus companheiros de trabalho . O que devo fazer para mudar isso?

  • Solange

    adorei suas dicas foram otima p/ me torna um bom lider!

  • pedro

    oi tudo bom gostei do blog,e vi nele os fundamentos de como se tornar um lider…
    trabalho em uma empresa e fui nomeado encarregado e estrou procurando saber mais sobre o assunto pois é uma tarefa muito dificil pelo menos no começo se puder me dar mais algumas dicas serei grato…

  • Tiago Simões

    Olá Carlos,
    A verdadeira liderança só é possível quando você realmente se importa com as pessoas e tenda fazer com que todos deem o seu melhor. Se quiser ser melhor compreendido, dê sempre o exemplo e compartilhe de forma clara e objetiva aquilo que você espera de seus colaboradores.
    Um grande abraço.

  • Tiago Simões

    Olá Pedro,
    Que bom que está gostando do blog :-)
    Se você se registrou para receber minhas lições, sempre receberá em seu email várias dicas de liderança e também outros assuntos.
    Se tiver qualquer dúvida, basta me procurar.
    Um grande abraço.

  • Jeremias lima

    Olá Tiago, eu tenho 17 anos e estou prestes a começar liderar uma esquipe, só que eu não quero só ser mais um líder de equipe que possa ser substituído por qualquer um eu quero me tornar um ótimo gerente do pouco tempo, que dica você me daria para conseguir trazer todas as pessoas estejam do meu lado, e ter uma equipe bem unida? Parabéns pelo blog

  • Tiago Simões

    Olá Jeremias,
    Antes de mais nada, parabéns por sua posição como líder.
    Se você seguir as dias que eu listei nesse artigo, sem dúvida alguma colherá excelentes resultados.
    Não se esqueça de sempre pensar nas pessoas antes de qualquer coisa.
    Quando você genuinamente se importa com os outros, será como um ímã, atraindo todos ao seu redor.
    Um grande abraço e muito sucesso.

  • LUIS PAULO

    Ola
    jou um jovem de 21 anos de idade e sou casado,
    eu sou Gestor de uma pequena enpresa, tenho dificadades com a minha Chefe ela da mais credito com quem ela gosta de primeira e as vezes quando consegimos algo muito importante
    ela fala EU CONSEGI. algo
    tenho em minha vida as qualidades nas quais vc mencionou, e sigo au pé da letra
    o poblema é a minha Chefe.
    Kara me da uma AJUDA….
    Atenciosamente Luis Paulo.

  • RONI GOMES

    Olá Tiago,fui promovido a gerente de vendas,devo assumir o cargo dentro de alguns dias e tenho uma equipe pela frente totalmente desmotivada,como posso mudar esse quadro ?qual o primeiro passo?
    gostaria de umas dicas,obrigado!!!!

  • Evannio

    A necessidade de crescer atualmente vem alarmando, a internet ajuda bastante com palavras de seu porte, para o crescimento profissional, aprendi que devo ser um espelho para as pessoas que estão a minha volta, dando assim um bom exemplo de como liderar, trabalho como líder de uma empresa na área de recursos Humanos, e vejo que por mais perfeito que tento fazer o meu trabalho, ainda falta algo, adorei a maneira que você desenhou um líder e vou procurar seguir essas duas etapas, do carácter e da ética, obrigado!

  • Erika Alves

    Ola Tiago

    Gostei muito do que você escreveu e me esclareceu algumas duvidas,mais tenho uma que não estou conseguindo resolver como por exemplo hoje eu sou uma líder mais tenho uma funcionaria que estou liderado que e muito difícil lidar com ela ,pois ela tem uma certa dificuldade de aceitar que esta errada e por isso ela acha que e implicância minha mais não vejo desta forma gostaria de saber se você pode me ajudar quanto este caso?

    Desde de já agradeço
    Erika Alves

  • Tiago Simões

    Olá Luís,
    Ah, a eterna batalha entre o chefe e o subordinado, não é mesmo?! :-)
    Não se preocupe tanto com isso, pois é uma situação muito normal.
    Meu conselho é que você continue fazendo sempre o que é correto. Você não conseguirá mudar as pessoas.
    Um verdadeiro líder pensa mais no resultado coletivo do que no próprio umbigo.
    Seja o líder que sua chefe não é.
    Um grande abraço e muito sucesso!

  • Tiago Simões

    Olá Roni,
    Penso que o primeiro passo é descobrir a razão da desmotivação do pessoal. Faça uma reunião com eles e coloque-se como um amigo e não como um “chefe”.
    Procure ouvir as necessidades de todos e prontifique-se de ajudar no que for possível.
    O verdadeiro líder não fica apenas cobrando resultados, mas coloca-se no lugar dos seus liderados.
    Faça isso e você começará com o pé direito e ganhará o respeito de muitos.
    Um grande abraço e parabéns pela promoção.

  • Tiago Simões

    Obrigado Evannio por ter contribuído com o artigo. Seu comentário vai ajudar muitos leitores.
    E muito obrigado pelos elogios :-)
    Abraços!

  • Tiago Simões

    Olá Erika,
    Muito obrigado por seu comentário.
    O que você relata é bastante comum realmente. São choques de opiniões. Meu conselho é que você realmente comece a dar espaço para sua funcionária se manifestar. Deixe-a expor suas opiniões e ideias, mesmo que você não concorde com elas. Mostre a ela que você se importa com a colaboração dela. Depois disso, exponha o seu ponto de vista e comece a fazer perguntas do tipo:
    . O que você acha disso que eu disse?
    . Você acha que o sua ideia é melhor do que a minha? Porque?
    . O que você vê de errado naquilo que eu acabei de expor?

    Fazendo perguntas, muitas vezes fará com que a pessoa reflita melhor, e você também.
    Claro que, como líder, sua decisão é fundamental, mas a colaboração de todos deve ser promovida.

    Espero que tenha muito sucesso!

  • Adrielle

    Olá Tiago,
    Primeiramente gostaria de dizer que achei seu blog muito interessante.
    Tiago, tenho 23 anos e trabalho em uma empresa a quase um ano no cargo de vendedora, neste período já recebi propostas de outros lugares e não fui pois acreditei que teria uma oportunidade de crescimento.
    No momento estou fazendo um curso de Gestão em Vendas, e convivo com pessoas de mesmo nível intelectual e mesmo grau de liderança, porém, estas pessoas já possuem cargos mais estimados que o meu.
    O que devo fazer, continuo esperando a ‘oportunidade’ onde trabalho? Devo conversar abertamente sobre esse assunto com meu supervisor? Ou seria melhor procurar em outros lugares meu crescimento profissional?

  • Jaqueline

    Muito bom seu blog.
    Eu to precisando mesmo saber ser um lider
    eu virei encarregada de um Hotel de um dia para o outro, pois a minha encarregada esta afastada, e muitas coisas estou tendo que aprender sozinha ja que ela nao me ensinou muito , tenho so 6 meses nesse emprego, estou tendo muitos problemas com os funcionarios ja que tem mais tempo do que eu nao me respeitam. Se puder me ajudar agradeço..

  • Tiago Simões

    Olá Adrielle,
    Essa é uma dúvida bastante complicada para eu responder, pois não sei qual é a atual situação da empresa que você trabalha.
    Porém, meu conselho é que, independente da situação, continue a exercer ações de liderança, pois dessa forma, não estará desprevenida.
    Em última análise, meu conselho é que busque trabalhar para ter um negócio próprio ao invés de trabalhar para outras pessoas.
    O empreendedorismo é o melhor lugar para exercer sua liderança.
    Um grande abraço!

  • Tiago Simões

    Olá Jaqueline,
    Pelo que estou vendo, você foi “obrigada” a exercer um cargo de liderança.
    Siga os passos que eu escrevi nesse artigo, colocando-os em prática.
    Não tenho dúvidas de que se fizer isso, estará percorrendo um ótimo caminho.
    Um grande abraço.

  • Darli joão dos santos

    olá Tiago: trabalho como supervisor de consorcio, e tenho muita dificudade em liderar,pq são 14 equipe em 14 loja, lonje uma da outra. gostei muito de ler sua materia, pois é assim que penso sobre ser um grade lider, a resposta que tu mandou p/ o Romi vai me ajudar muito , mesmo assim sei que posso aprender mais com voce, se puder me dizer alguma coisa fico muito grato

    Abarço

  • Tiago Simões

    Olá Darli,
    Realmente a posição de líder não é fácil, não é mesmo?
    Mas é o melhor lugar para se estar, pode ter certeza!
    O conselho que eu dou a você é que estude esse artigo que fiz e veja cada um dos comentários aqui do pessoal.
    Depois, parta para a ação!
    Você só conseguirá ter bons resultados quando começar a colocar em prática as coisas que aprender.
    Espero que tenha muito sucesso.
    Um grande abraço!

  • Joaquim Manjuaki

    Antes de mais quero desejar-lhe votos de boa saúde e sucesso com o seu blogue magnífico.

    Sou Angolano especialmente do municipio do Soyo tenho 22 anos, trabalho numa empresa de prestação de serviços na qual exerço as funçoes de Chefe de Recursos Humanos, acredito que sou um bom Gestor, faço o meu trabalho com eficiencia e eficacia, sou renovador tento fazer o impossível mas em contra partida o meu Chefe diz que não faço nada, sou preguisoço mental, e a empresa não tem transporte para exercer as minhas as actividades consigo cumprir leis de trabalho e faços-os cumprir. Agradeceria uma dica em relação a isso.
    Melhores cumprimentos.
    Obrigado

  • Tiago Simões

    Olá Joaquim Manjuaki,
    Muito obrigado pelos votos de sucesso e pelos elogios ao meu trabalho.
    Realmente é muito difícil para eu emitir uma opinião, pois cada caso é um caso, mas pelo que vejo, seu relato é bastante comum: seu chefe é um idiota.
    É muito comum os chefes jogarem as responsabilidades totalmente em cima de seus subordinados. E isso é um absurdo. O chefe, no papel de líder, não deve apontar o dedo de modo crítico, mas levar as pessoas a conseguirem desempenhar um bom trabalho.
    Meu conselho é que continue a fazer aquilo que acha correto, independente daquilo que seu chefe fala de você ou sobre seu trabalho.
    Sua integridade moral é muito mais valiosa do que a opinião de qualquer pessoa.
    Um grande abraço daqui do Brasil e muito sucesso pra você.

  • Tiago, Parabéns por esse artigo tão maravilhoso.
    No meu modo de ver as coisas, somos como um barro na mão do OLEIRO, dessa forma, se nos deixar moldar, com certeza chegaremos onde queremos chegar…. sem sombra de duvidas…
    Podemos desenvolver o espirito de liderança?
    Acredito que sim, podemos! Basta apenas nos alimentar dos alimentos corretos, que seremos lideres; Da mesma forma que a operária se alimenta da geleia real e se torna uma rainha.
    Quanto á ética, precisamos ser éticos em tudo… nos minimos atos da nossa vida, sendo líder ou liderado.
    Parabéns mais uma vez!!!

  • Tiago Simões

    Grande Nalvo Santos!
    Excelente o seu exemplo do oleiro e da abelha rainha.
    Não tenho dúvidas de que a pessoa não nasce líder, mas ela torna-se uma ao longo da vida.
    Muito obrigado por sua colaboração.
    Um grande abraço :-)

  • kkkkk bakana me ajudo um pouco mais o resto fiz só

  • obrigado agora tenho serteza meu lider nao esta preparado

  • JÁ ESTOU NESTE PATAMAR A 10 ANOS É MUITO DIFÍCIL AGRADAR A TODOS, MAS É NECESSÁRIO PARA SEU SUCESSO FAZER O MAXIMO PARA MANTER A ÉTICA E SABER DIVIDIR O SENTIMENTO DA RAZÃO, É IMPORTANTÍSSIMO PARA QUE VOCÊ CONSIGA TER SUCESSO FAZER COM QUE SEU SUBORDINADO ACREDITE EM VOCÊ DEPOSITANDO CONFIANÇA NA SUA PESSOAS E ISTO NÃO TEM PREÇO.

  • Nathan Liima

    valeu pelas dicas vou começar com etica

  • REALMENTE O QUE ESTAVA PRECISANDO OBRIGADA

  • Por nada Adryana,
    É mesmo um prazer ajudar.
    Um abraço.

  • Moacir Gomes da Silva

    estou inicializando essa função de líder e percebi que preciso mim aprimorar cada vez mais, e procurarei mais dicas importantes como essa que esta nesse blog,muito obrigado.

  • Hermenigildo J. Amilai

    Oi Tiago
    Agradecer por ter nos dado esta oportunidade de espor os nossos defeitos a serca de lideranca.
    Sou um jovem de 23 anos de idade, trabalho numa empresa transportadora de mercadorias isto e, lidou me com motoristas proficionais.
    Que tipo de liderenca e necessario para este tipo de cargo, sabemdo que tenho incentivado os motoristas com as minhas palavras mesmo assim eles tem defeitos de perceber que ele ganha por viagem, e nao sabem economizar o tempo como deve ser…a minha questao e como fazer perceber estes…

    Estou gratos pelos teus conhecimentos.
    A um descurso que diz para ser alguem deves subir nos onbros do jigante para puder ver o alem.

Deixe seu comentário

Se quiser conhecer um negócio extremamente lucrativo, indico a Empower Nework. Inscreva-se para mais informações