Sucesso Agora

≡ Menu

Saia da Caverna e Liberte-se

Uma das grandes analogias para o comportamento da sociedade atual é o Mito da Caverna de Platão.
Apesar de ter sido escrito cerca de 300 a.C., essa metáfora nunca saiu de moda e é uma ilustração perfeita para demonstrar o motivo pelo qual as pessoas deixam de ganhar dinheiro ou falham em realizar mudanças em suas vidas.

Se você não conhece a história desse mito, aqui vai um resumo: Imagine que várias pessoas vivem acorrentadas dentro de uma caverna muito escura.

Imaginou?

Agora imagine que essas pessoas estão acorrentadas de modo que ficam de costas para a entrada da caverna, no qual apenas uma pequena quantidade de luz  pode ser vista. Tudo o que essas pobres pessoas enxergam são as sombras das coisas que passam do lado de fora. Para elas, a única realidade está presente dentro da caverna. A caverna escura é o seu mundo. Não fazem ideia de que estão presas, e que há um vasto universo a ser explorado fora dessa caverna. Dureza, né?

Bem, agora imagine só, que uma dessas pessoas consiga se libertar das correntes que a prende, e consiga sair dessa caverna de trevas. Ela então ficará maravilhada com o mundo exterior e perceberá que o que  achava que era real, não passava de uma sombra da realidade.

Segundo Platão, se essa pessoa voltasse correndo para contar a seus companheiros acorrentados o que eles estavam perdendo ficando presos na caverna, além de ser ignorada, correria um sério risco de ser morta, pois seria taxada como louca.

E qual a relação disso com ganhar dinheiro?

Tem tudo a ver.

Depois de tantos anos trabalhando com centenas de pessoas, percebo que a grande maioria está acorrentada a uma “realidade” mentirosa. Acreditam que a vida é daquele jeito mesmo e não há nada que possam fazer. Quando mostro uma alternativa, como por exemplo o marketing de rede, o internet marketing e o empreendedorismo de maneira em geral, a maioria prefere continuar presa à sua caverna escura. Continuam nos mesmos empregos de baixa remuneração, continuam a pensar da mesma maneira medíocre e continuam a realizar e conseguir sempre as mesmas coisas…

Cadastre-se gratuitamente clicando no banner abaixo para receber as informações da Empower Network e aprender a ter um negócio online de grande sucesso:ganhe dinheiro com a empower network

Minha mensagem é que você tenha a coragem de quebrar todos os grilhões que lhe estejam aprisionando, em qualquer área de sua vida, e tenha a coragem de sair de sua sufocante caverna escura e vislumbrar e explorar o mundo exterior.

Não se esqueça de que terá de pagar um preço considerável caso queira se libertar. Porém o preço de permanecer entre as correntes é infinitamente maior.

De uma coisa eu tenho certeza: Os campeões estão do lado de fora.

E você, aonde prefere ficar?

Deixe seus comentários logo abaixo.

Um grande abraço,

Tiago C. Simões

Se você gostou desse artigo, por favor clique nos botões ao lado para compartilhar. Se quiser, deixe um comentário e inscreva-se em minha lista para receber meus emails com dicas e novos artigos.

Sobre Tiago Simões

Trabalho com marketing há mais de 10 anos e adoro as novas tecnologias. Se você quer aprender a ganhar dinheiro de verdade, inscreva-se no meu curso gratuito clicando aqui e pare de correr atrás de soluções mágicas que só fazem com que você perca tempo e dinheiro. Você aprenderá a ganhar muito dinheiro trabalhando com internet marketing, marketing de rede e programas de afiliados.

Quer aprender a ganhar dinheiro online? Clique no banner abaixo:

Conheça a Empower Network

by Tiago Simões

Trabalho com marketing há mais de 10 anos e adoro as novas tecnologias. Se você quer aprender a ganhar dinheiro de verdade, inscreva-se no meu curso gratuito clicando aqui e pare de correr atrás de soluções mágicas que só fazem com que você perca tempo e dinheiro. Você aprenderá a ganhar muito dinheiro trabalhando com internet marketing, marketing de rede e programas de afiliados.

25 comments… add one

  1. Todos temos momentos em nossa vida que passamos por cavernas, sem entender o porque, todos temos momentos de tristeza profunda, de angústia incalculável, talvez hoje você se sinta em uma caverna, um buraco que ninguém te enxerga.Quantas vezes não nos sentimos da mesma maneira, somos fieis, zelosos com a obra do Senhor (leia I Reis 19:14) e mesmo assim somos perseguidos, somos afrontados em nossa fé. Quem já não ouviu a frase ” Deus não vai te ouvir” ou ” Esquece esse Deus “, Elias quando foi para a caverna estava se sentindo da mesma forma que você ao ouvir esta frase, ele se sentiu sozinho como você se sente hoje.

  2. Muito bom o post Tiago. Torço para que as pessoas consiguam ver a luz brilhante que existe fora da caverna. Você realmente fomenta essa possibilidade, e sendo assim poderão conquistar tão almejado sucesso. Grande Abraço! Sucesso e paz!

  3. Olá Tiago Simões boa noite!!!!
    Parabéns pelo texto, Platão é um dos pensadores
    incríveis, lendo o texto percebe-se o tanto que ele
    e´verdadeiro, eu entendo muito bem e gostaria muito
    de sair da caverna, mas prometo a você que o dia certo
    chegará, você é testemunha do tanto que eu persisto ,esse
    texto é uma ajuda muito grande para reflexão. Paranabenizo
    a você que venceu seus medos e conseguiu sair da caverna.
    Fique com Deus!!!!
    abraços fraternos!!!!
    Conceição Gerin de Camargo

  4. Bela historia! E muito bom estes texto aumenta minha auto-estima e me ajuda a continuar em meus objetivos evita que eu venha a desistir e achar que e melhor voltar para a “caverna”.

  5. Olá Tiago!
    As pessoas vivem com seus medos e rotinas enraizadas de tal maneira que qualquer motivação para a mudança é vista como agressiva.
    Um dos fatos que gostaria de acrescentar ao seu belo texto, é que além do medo do novo, as pessoas tem uma força que as puxa de volta, ou seja, a vontade constante de voltar a sua zona de conforto.
    Muitas vezes a pessoa sai da caverna, se encoraja de tal maneira a experimentar o novo, o desconhecido. No entanto, no primeiro desafio, na primeira adversidade, aquela força sinaliza para que ela volte para a caverna.
    O que as pessoas não sabem é que, se você continuar… mais um pouco e mais um pouco e aquela sensação de voltar para a caverna acaba passando e neste mesmo instante você tem um sentimento de experimentar vôos ainda mais altos.
    Então, saia da caverna e persista um pouco mais… um pouco mais…
    Tenha um dia Sensacional!

  6. “Não seja igual aos demais… Seja apenas o MELHOR! – César Lustosa”
    Sábias palavras amigo Tiagão, o preço da liberdade da caverna não é tão alto se comparando com a inércia de toda uma vida de fracasso.
    Como afirma Roberto Shinyashiki: As estrelas brilham na escuridão. Ou seja é esse brilho que nos fazem sair desta caverna escura.
    Mas é lamentavel que muitos passam por esta vida e acaba por desconhecer seus dons e jamais encontra a luz que dá acesso a saida da caverna.

    César Lustosa
    Escritor e Palestrante

  7. Amigo Tiago :
    Estou fora da caverna amigo, porém eu tenho certeza de que se algum dia eu estiver aprisionado numa caverna o Senhor nosso Deus vai quebrar as minhas cadeias e me libertar.
    Sucesso sempre.

  8. Situações de extrema prisão, realmente é um texto para refletir, isso faz que os objetivo sejam concretizado fugindo dessa situação.

  9. Olha a tempo saí de uma caverna… mas a luz lá fora ofuscou meus olhos prefiro ver a beleza infinita do universo aos poucos… por enquanto estou fazendo o que gosto e ganhando dinheiro com isso… Sucesso pra vcs…

  10. Olá Thiago, ótimo texto, com certeza para crescer e se soltar das correntes e sair da caverna escura temos que buscar, “pagar o preço”!!!!

  11. Muito legal esse texto… realmente atinge o objetivo de fazermos uma auto-reflexão e querer nos libertar dessa caverna… vou trabalhar nisso.
    Obrigado!

  12. Olá Tiago, muito bom mesmo. Eu às vêzes me acho não só dentro da caverna mas sinto que nem a luz eu consigo enxergar. Porém luto muito, mas muito mesmo para que não me sufoque. Você tem toda razão, o medo ou achar que não vai dar certo me prende completamente. Quando leio alguns artigos como este, vejo que aínda há para se fazer alguma coisa. Mudar de posição, virar o jogo, persistir, fazer alguma coisa… E somente eu, sou o responsável por esta mudança. Muito legal, estou lendo todos os seus artigos. Obrigado. Parabéns.

  13. Quero Parabenizá-lo pelo texto abordado, se trata das prisões que as pessoas enfrentam em suas mentes, não se permitem criar, expor, nem enfrentar as dificuldades do dia a dia!
    É necessário que acordemos da inércia e com coerência possamos traçar metas para atingí-las e mostrar a todos que é possível sair da caverna do anonimato, da inveja, dos questionamentos e poder observar a claridade de um novo dia em nossas vidas.

  14. Parabens pelo texto ,eu estou vivendo um momento complicado e lutando muito ,amei este texto me vejo exatamente ainda acorrentada,pelos problemas diante d e uma oportunidade incrivel..obrigada.

  15. Muito legal,sua mensagens adoro receber palavras de auto ajuda que faça a gente pensar mais!!

  16. kkk, é thiago tem muinta gente detro das cavernas por esse mundão,

  17. Olá Tiágo parabéns pelo seu Blog, aprendi muita coisa com você tanto que acabei de me afiliar no programa do Silvio Fortunato.

    Obrigado

    Carlos

  18. Tem sido uma surpresa tomar conhecimento de certas realidades. Também eu tenho encontrado esse modo de pensar, de conformismo e mesmo céticismo em relacção a algo de novo. Parabéns pelo seu blog, agora com novo visual e sobretudo com tão bom conteúdo.

  19. Olá Teresa,
    Agradeço muitíssimo seu comentário.
    É normal do ser humano a resistência às mudanças, mas devemos ter em mente que precisamos aproveitar cada dificuldade para crescermos profissionalmente, emocionalmente e espiritualmente.
    Com toda certeza, a cada dificuldade vencida, tornamo-nos mais fortes e adaptáveis às mudanças.
    Um grande abraço.

  20. Parabéns Tiago, soube ilustrar muito bem a realidade de muitas pessoas referindo-se ao Mito da Caverna.
    Acontece que o caminho do sucesso existe, e está disponívevel para quuem quiser trilhar, mas boa perte das pessoas não quer enxergar ou naão acreditam.
    Para a pacela minúscula dos que querem ser bem sucedido na vida o conselho é:
    Saia da caverna e descubra um mundo cheio de oportunidades.
    Sugiro visitar também:
    http://www.josedesouza.com

  21. Quem leu o mundo de Sofia sabe.. triste “realidade” desses que tem o medo das sobras projetadas nas paredes das cavernas, quando essas nada mais são a vida que pulsa ao redor deles. O meio para o sucesso está aí.. basta sair da zona de conforto, abrir a mente e trabalhar.

  22. Olá Amanda,
    Obrigado por abrilhantar o artigo.
    O Mundo de Sofia é um livro realmente maravilhoso, perfeito para entendermos de forma prática alguns aspectos da filosofia, que tanta gente acha distante.
    Excelente dica!
    Um grande abraço!

  23. E disse “Jesus: quem disser a este monte, lança-te e atira-te no mar e não duvidar no seu coração.
    Isto acontece-rá”
    Não será este monte que escurece os olhos das pessoas o medo…

  24. “Estou fora da caverna amigo, porém eu tenho certeza de que se algum dia eu estiver aprisionado numa caverna o Senhor nosso Deus vai quebrar as minhas cadeias e me libertar”
    Você acredita mesmo estar fora da caverna meu amigo?

  25. Olá Arthur,
    Muito obrigado pelo comentário!
    Acredito que Deus nunca fará nada por você se você não tiver a iniciativa de se ajudar.
    A responsabilidade de quebrar os grilhões que nos aprisionam é nossa.
    Mesmo na Bíblia, Deus agia quando as pessoas davam o primeiro passo, mesmo quando não estavam confiantes.
    Nós só sairemos das nossas cavernas mais profundas quando começarmos a andar em direção da nossa liberdade de pensamento.
    Um grande abraço pra você.

Deixe seu comentário